terça-feira, 23 de agosto de 2011

Li, não me lembro onde, que uma biografia, por mais completa que pretenda ser, jamais consegue transmitir o que foi realmente a vida ali descrita. É o mal das palavras, e também o mal desses estados de alma, indizíveis. Onde encaixar a alegria simples de ter aulas com alguém e sair delas emocionada, eufórica? E a felicidade plena de poder tocar em duo com uma das pessoas únicas com quem a gente se completa musicalmente? E o vazio de tudo se acabar? Entretanto, nada se acaba. Restam lembranças, dúvidas e a esperança de um dia tudo voltar. Depois disso tudo, é tocar com os outros pela amizade, mesmo sem a identificação musical. A felicidade já passou, não volta mais?
Existe a emoção de tocar. É se realizar, tocando para alguém que nos ouve, que presencia você finalmente se assumindo. É um elo que se cria tendo em troca a expectativa, o silêncio atento e o aplauso do público. Há também as crises, desilusões, angústia de existir. Houve a faculdade, que me fez perder a vontade até de tocar. Há os concursos, esse mal necessário. Tem os amigos, tem a solidão. As leituras, os pensamentos, os limites, as possibilidades - até onde tudo isso vai?
Este disco é um marco na minha vida, e possivelmente em outras vidas, paralelas à minha. É o resultado de um relacionamento intenso e profundo com a música e com tudo de indizível que ela representa. Só não saiu melhor pela minha própria inexperiência.
E há o violão, instrumento com o qual me identifico tanto. Tento, eu mais ele, ser uma individualidade, alguém que acrescenta algo de novo ao já existente. É difícil; às vezes, pra que estudar? São as horas que vão passando, e a meta se confundindo com a nossa própria vida, com a nossa vontade de ser feliz.
E o coração bate por trás do violão. É o meu; é o dos compositores. É a música que chega até você e pode fazer você se lembrar do próprio coração.

-Cristina Azuma

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
This obra by Santos is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.